29/07/2016 às 12h48min - Atualizada em 29/07/2016 às 12h48min

Descubra Como Abaixar o Colesterol e Ter uma Vida Mais Saudável

Colesterol Alto? Confira essas Dicas de Como você pode controlar esse fator de risco

saúde

Colesterol - aquela coisa amarela, pegajosa, gordurosa - de seu sangue é um dos motivos pelos quais suas artérias tornam-se depósitos de restos biológicos denominados plaquetas, que estreitam os vasos sanguíneos e diminuem a distância entre você e as doenças cardíacas. 

Entretanto, o colesterol não é uma matéria simples. Alguns de seus componentes são perigosos para as artérias, enquanto outros são benéficos. Além disso, o que comemos pode realmente desintoxicar o colesterol ruim, impedindo-o de danificar as artérias. Independente da complexidade do colesterol, uma coisa é inegável: o que você ingere pode influenciar o colesterol perigoso e, mais espetacularmente, segundo as novas descobertas, alterar seu caráter, tornando-o menos letal!

Essa forma radicalmente nova de controlar o colesterol desintoxicando-o, segundo as pesquisas mais recentes, promete retardar drasticamente em 50 a 70% a arteriosclerose e até ajudar a reverter as obstruções arteriais existentes, reduzindo o acúmulo de plaquetas nas paredes arteriais. Mas afinal, como abaixar o colesterol?

Alimentos Capazes de Ajudar a Controlar o Colesterol:

Existem diversos alimentos que podem ser úteis na dieta de pessoas que apresentam colesterol alto, entre eles: Feijão, Aveia, Maçã, Cenoura, Azeite de oliva. Abacate, Nozes de Natal, Alho, Cebola, Frutos do mar, principalmente peixes gordos ricos em vitamina B12, Frutas e vegetais ricos em vitamina C, beta caroteno, Grãos com alto teor de fibras solúveis. Algumas plantas medicinais como a "sete sangrias" podem ajudar no processo.

 

COMO VOCÊ PODE UTILIZAR OS ALIMENTOS PARA CONTROLAR O COLESTEROL

Essencialmente, você deve comer de forma a reduzir os níveis de um tipo de colesterol, denominado colesterol LDL (low-density lipoprotem - lipoproteína de baixa densidade) e aumentar o outro tipo, conhecido como HDL (high-density lipoprotein - lipoproteina de alta densidade). Isso ocorre porque os LDLs são os "vilões" que servem como matéria-prima para a obstrução das artérias.

Por outro lado, o colesterol HDL, o "mocinho", engole os LDLs "vilões", levando-os até o fígado, onde são aniquilados. Obviamente, quanto mais HDL e menos LDL você tiver no sangue, mais saudáveis serão suas artérias. Determinados alimentos podem precipitar isso destruindo os LDLs e criando HDLs benéficos.

Agora entra em cena uma nova e interessante teoria que promete possibilitar o controle do colesterol através dos alimentos de formas inimagináveis até alguns anos atrás. As artérias são obstruídas da seguinte maneira: formas especiais de oxigênio, conhecidas como radicais livres no sangue, colidem com as moléculas do colesterol gorduroso LDL, oxidando-as. O LDL fica então rançoso, como a manteiga esquecida fora da geladeira.

Nessa forma alterada, ele é rapidamente levado pelas células chamadas macrófagos. Repletos de glóbulos de gordura, os macrófagos aumentam de tamanho, transformando-se em temíveis "células-espuma", que se insinuam nas paredes arteriais, desencadeando a destruição das artérias. Se conseguirmos prevenir essa transformação tóxica, nosso colesterol LDL pode permanecer relativamente inofensivo. Assim, a questão não é quanto colesterol existe no sangue, e sim quanto dele é colesterol "LDL oxidado tóxico", capaz de obstruir as artérias.

Indícios cada vez mais numerosos mostram ser possível bloquear a transformação tóxica do LDL e, portanto, seus terríveis danos, por meio da ingestão de alimentos que possuam antioxidantes protetores. Isso significa que você poderia intervir na própria gênese da arteriosclerose em todas as etapas de sua vida, bloqueando a cascata de eventos arteriais que obstruem as artérias, os ataques cardíacos e os derrames. E uma perspectiva sensacional.

CONCLUSÃO

Para combater o colesterol perigoso, reduza os níveis de colesterol LDL, aumente os níveis de colesterol HDL e, na medida do possível, impeça que seu colesterol LDL torne-se tóxico para as artérias. 

Link
Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Dólar 3.1378
Euro 3.3833
Peso Argentino 0.2012
Bitcoin 3575.56415