23/09/2016 às 12h55min - Atualizada em 23/09/2016 às 12h55min

Alimentos que Podem Melhorar seu Bom Humor

A cafeína e o Peixe podem ajudar a melhorar o seu bom humor

D.N.

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O trânsito, problemas pessoais e dividas podem fazer viver em uma rotina de mal humor. Os alimentos não farão você esquecer seus problemas e passar a sorrir de uma hora para a outra, porém, através deles você poderá ter uma rotina mais saudável e uma vida mais pré-disposta a ser mais bem humorado.

O Poder da Cafeína

Todas as pessoas que usam cafeína sabem que a droga psicoativa mais utilizada no mundo tem o poder de melhorar o humor. Segundo os especialistas, os benefícios recentemente descobertos da cafeína no humor tendem a explicar a razão pela qual as pessoas se automedicam com cafeína há tantos séculos, a fim de espantar a "moleza" nas manhãs, estimular as tardes e as noites e possivelmente aliviar o desânimo ou a depressão crônica.

As pessoas que dizem que uma xícara de café pela manhã coloca um sorriso nos seus lábios frequentemente estão falando a verdade.

A cafeína produz aumento das sensações e bem-estar, chegando às vezes à euforia", razão pela qual as pessoas se automedi­cam com cafeína. Seus estudos mostram que os dependentes da cafeína buscam automaticamente a quantidade adequada de cafeína que lhes proporciona uma sensação de "contentamento" e reduz sua ansiedade e necessidade de cafeína.

Sem serem avisados, os usuários normais de cafeína podem adi­vinhar, pelas reações de seu organismo, se o café contém cafeína. Em testes simulados com embalagens de café com e sem cafeína sem rótulos, os consumidores de café comum constantemente procuram e bebem o café com cafeína.

O café tem uma propriedade única: não é preciso consumir quantidades cada vez mais para obter o mesmo efeito esti­mulante. Após testes realizados com 48 grandes consumidores de café, ele concluiu que é possível obter o mesmo estímulo com uma xícara de café pela manhã - todos os dias - independente do grau de depen­dência.

Nas manhãs em que, sem saber, tomaram uma xícara de café descafeinado ou chá sem cafeína, os indivíduos se sentiram lentos, irritados, letárgicos, reclamaram de dores de cabeça e tiveram um desempenho insatisfatório em tarefas mentais.

Nos dias em que toma­ram uma xícara de café com cafeína, seu humor melhorou, sentiram-se menos estressados e tiveram um desempenho mental muito superior. As boas notícias são que basta uma xícara de café para dar esse "impulso" matinal, todos os dias, mesmo se tratando de grandes consumidores regulares de cafeína.

Os Peixes podem Melhorar seu Humor e dimunuir sua ansiedade

Você provavelmente já ouviu dizer que o peixe é o alimento do cérebro. Atualmente, há novos indícios fascinantes de que o consumo de frutos do mar pode melhorar seu humor. A razão: os frutos do mar contêm um teor muito alto do mineral selênio e vários pequenos indícios sugerem que as pessoas que reduzem a ingestão de selênio são mais propensas à depressão.

Em um estudo controlado, cinqüenta homens e mulheres saudá­veis, entre 14 e 74 anos, ingeriram 100 microgramas diários de selênio ou um placebo durante cinco semanas. Após seis meses, os grupos foram trocados. O selênio da dieta também foi medido.

Durante todo tempo, essas pessoas fizeram testes de avaliação do humor - verifi­cando se estavam mais tranqüilas ou ansiosas, agradáveis ou hostis, estimuladas ou deprimidas, confiantes ou inseguras, cheias de energia ou cansadas e esclarecidas ou confusas.

Os resultados foram surpreendentes. O humor melhorou acen­tuadamente quando os indivíduos ingeriram quantidades suficien­tes de selênio. Além disso, quanto maior a carência prévia de selênio, maior a melhora de seu humor.

Os pesquisadores calculam que uma deficiência sutil de selênio, insuficiente para provocar sintomas patentes de doença, deprime o humor. Portanto, embora a correção dessa leve deficiência normalize o humor, a ingestão de uma quan­tidade adicional do mineral não melhora ainda mais o estado de espírito.

Conclusão

A cafeína e os peixes podem ajudar a deixar sua rotina diária mais leve. Mantenha uma vida ativa, regrada em sua alimentação, rica em verduras e alimentos saudáveis. Pratique exercícios, esportes, caminhada, faça terapias reiki e Yoga Sahaja. Sempre tente ver o lado bom da vida!

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