04/10/2016 às 18h23min - Atualizada em 04/10/2016 às 18h23min

Dúvidas sobre rinoplastia

Marina Puciarelli

Fizzy

Seja para retirar o “calo” (ou o “osso”) do nariz, afiná-lo ou até mesmo, em alguns casos, para torná-lo um pouquinho maior, muitas pessoas desejam mudar o aspecto de suas narinas. É por esta razão que cada vez mais pessoas têm procurado clínicas especializadas em cirurgias plásticas para realizar a tão sonhada operação. Pensando nisso, convidamos o Dr. Gabriel Duarte, a fim de esclarecer algumas dúvidas e dar algumas dicas para quem pensa em passar pelo bisturi.

Quais os procedimentos da rinoplastia?

O cirurgião, que atua na Inova,clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro , começa explicando como é feita a cirurgia, que costuma demorar cerca de duas horas: “O cirurgião pode escolher entre duas maneiras de realizar o procedimento. De modo simples, são as chamadas cirurgias ‘aberta’ e ‘fechada’. A aberta é realizada por um pequeno corte na base do nariz, no meio das narinas e também na região interna de cada uma delas. Já a fechada consiste em incisões na parte de dentro das narinas, apenas.” O médico explica a diferença prática entre elas: “Basicamente, a escolha da técnica a ser utilizada é livre, mas existem alguns diferenciais importantes: a primeira técnica é a mais fácil para o médico, mas a segunda é a que garante um aspecto mais natural, além de haver uma recuperação mais ágil e nenhuma cicatriz ficar aparente.”

Quem decide o formato do nariz numa rinoplastia?

Dr. Gabriel confessa que muitas pessoas chegam em sua clínica pedindo o formato de nariz exato de alguma personalidade famosa, mas que isso é algo difícil de se obter: “Apesar de dominarmos técnicas que permitem deixar o nariz dos pacientes de forma muito próxima ou totalmente igual ao desejado, em muitos casos o formato do nariz escolhido não combina com o formato do rosto do paciente. Isso acaba resultando numa frustração muito grande e, em alguns casos, em até uma segunda operação. Por isso, é importante confiar em seu médico. O cirurgião plástico possui um olhar clínico e estético que vai ser essencial para a definição do nariz perfeito.” Entretanto, o médico deixa claro que “desde que não ponha a vida dele em risco, a última palavra sempre vai ser do paciente”.

A rinoplastia não é uma cirurgia que visa apenas melhorias estéticas, podendo também promover melhorias na respiração de quem a submete: “É recomendado a pessoas que têm desvio de septo e outros problemas respiratórios que procurem este tipo de cirurgia. Ela vai promover uma significativa melhora na vida do paciente, impactando também na disposição e até em problemas como ronco.”

Outras informações importantes sobre rinoplastia

O cirurgião finaliza com alguns alertas importantes: “apesar dos adolescentes estarem procurando realizar a cirurgia cada vez mais cedo, é importante esperar até os 15 anos de idade, que é quando a face já completou seu desenvolvimento. Além disso, é importante o paciente se abster do uso de anticoagulantes por pelo menos 7 dias antes da operação.” Não fumar e não estar em fase de amamentação também é fundamental: “As pessoas precisam confiar mais em seus médicos e seguir à risca as recomendações deles. Quando dizemos, por exemplo, que não é recomendado pegar sol, e que é necessário estar de repouso pelos 15 dias que seguem a cirurgia, é totalmente com a intenção de uma recuperação plena do paciente. Sempre vamos querer que o cliente esteja satisfeito com o nosso resultado. Mas isso é um trabalho em dupla, médico e paciente.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Dólar 3.1276
Euro 3.7359
Peso Argentino 0.1811
Bitcoin 13143.95