06/02/2017 às 20h50min - Atualizada em 06/02/2017 às 20h50min

Marca de reforma e acabamento de luxo dá início a licenciamento

Curitibana Smart Solution expande atuação em segmento carente de opções

Eduardo Pereira - Press Works

Washington Augusto, diretor executivo da Smart Solution (Foto: Divulgação/Smart Solution)

Com a popularização de serviços do tipo "marido de aluguel" e da cultura do “faça você mesmo”, nunca foi tão fácil deixar a casa do jeito desejado. No entanto, quem necessita de obras mais complexas ainda fica à mercê de um mercado informal. Criada para atender esta demanda, a Smart Solution  faz reformas e acabamentos de alto padrão. Com o sucesso da proposta, a empresa passa a licenciar o negócio.

Semelhante a uma franquia, o licenciamento transfere toda a expertise, estrutura e metodologia de trabalho para o interessado, mas dá liberdade para que este faça a gestão da sua unidade como acha melhor. "Tentamos não engessar nossos parceiros", diz Washington Augusto, diretor executivo da Smart Solution.

Um exemplo dessa liberdade é o portfólio de produtos. Enquanto a matriz, localizada em Curitiba (PR), trabalha apenas com reformas e acabamentos, a unidade licenciada de São José dos Campos (SP) expandiu a atuação para construção e alteração de piscinas. A do Tatuapé, bairro de São Paulo (SP), por sua vez, inclui ampliações imobiliárias no cardápio de serviços.

"Tudo depende do background do parceiro. O importante é manter a proposta de elevar o nível do serviço prestado", explica Augusto. Isso ocorre por meio de uma metodologia própria de gestão de obras, que engloba processos internos. Ao seguir essas orientações, têm-se a garantia de atingir alto padrão de qualidade.

Além disso, ao contrário da figura quase mítica do “pedreiro faz-tudo”, a empresa investe em formação e especialização de profissionais em alvenaria, pintura, elétrica e hidráulica, entre outros. "Também limitamos o número de obras atendidas por mês, de forma que possam ser acompanhadas de perto", afirma o diretor.

Há, inclusive, um modelo de micro licenciamento para que os prestadores de serviços da Smart Solution se tornem parceiros da empresa. Dessa forma, eles ganham preferência na indicação para obras, consultoria sobre precificação e atendimento aos clientes e ainda têm acesso às instalações físicas de qualquer uma das unidades para usar como base.

Para os interessados, Augusto conta ser preciso ter alguma afinidade com a área. "O modelo é ideal para engenheiros civis, arquitetos, especialistas em design de interiores e mestres de obras que querem dar um passo além na carreira e se tornarem donos do próprio negócio", indica. Com investimento inicial entre R$ 90 e R$ 120 mil (inclusos capital de giro e taxa de franquia), o payback é esperado dentro de seis meses.

Hoje, a Smart Solution já possui cinco unidades licenciadas, além de três próprias. Até o final do ano, a meta da empresa é abrir mais 10 pontos.

Link
Tags »
Smart Solution Curitibana Smart Solution reforma acabamento de luxo Curitiba design de interiores
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Dólar 3.2654
Euro 3.6478
Peso Argentino 0.2041
Bitcoin 10098.979