13/06/2017 às 13h21min - Atualizada em 13/06/2017 às 13h21min

Ouro é opção de investimento seguro durante instabilidade política

Solidez do metal precioso protege contra riscos de economia imprevisível, segundo especialista

Ouro é opção de investimento seguro durante crise política e econômica (Foto: divulgação/Ourominas)
Em meio a uma crise política que causa apreensão no mercado financeiro e aumenta a instabilidade da já combalida economia nacional, investidores em busca de segurança podem contar com um ativo mais antigo que a própria democracia: o ouro. Esta é a avaliação de Mauricio Cavalcante, diretor de câmbio da Ourominas, que destaca tanto a solidez quanto a liquidez do metal precioso como atrativos frente ao atual cenário do Brasil.

"Sem dúvida, o ouro é uma das melhores opções para investidores que desejam resguardar suas finanças na atualidade brasileira", diz Cavalcante, que explica a variação do preço do metal segundo a onça troy, uma taxa afetada principalmente pelos mercados europeu e de Nova York. "Ou seja, ainda que o valor seja afetado por instabilidades no mercado nacional, ele é menos imprevisível que outras aplicações", afirma.

Desde os recentes acontecimentos na política brasileira, a cotação do ouro variou de maneira semelhante à do dólar, entre 5% e 8% ao dia. Por sua vez, se considerado o último ano, o metal precioso valorizou 10%. Além disso, as aplicações em ouro podem ser feitas mesmo com valores muito baixos - inviáveis para outros modelos de investimento, como ações da bolsa. "Hoje, um grama de ouro está cotado em cerca de R$ 135. Mesmo com uma disponibilidade financeira limitada, é uma alternativa viável para se proteger durante o momento de crise", conta o diretor da Ourominas.

Em um cenário mais pessimista, o ouro apresenta ainda outra vantagem: o Brasil é um dos poucos países que permitem levar o metal para casa. "Isso é uma blindagem contra eventuais intervenções mais drásticas do governo na economia", finaliza Cavalcante.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...