16/08/2018 às 10h01min - Atualizada em 16/08/2018 às 10h01min

Rede social: 5 dicas de edição de vídeo para se tornar um influenciador

Aplicar filtros na medida certa e apostar em takes curtos são algumas das orientações do Vigo Video

Press Works
Dicas de edição - Foto: divulgação/Vigo Video
Rolar a timeline do Instagram, Facebook e Twitter e não se deparar com um vídeo no meio do caminho é um cenário quase impossível atualmente. Até 2019 mais de 80% do tráfego online será gerado por material audiovisual, segundo levantamento da Cisco, empresa de soluções de comunicação. Uma pessoa demoraria pelo menos 5 milhões de anos para assistir todo esse conteúdo disponível na web. Para se destacar nesse cenário, conquistar a atenção dos seguidores e se tornar um influenciador de peso, é preciso ser criativo e ter cuidados na edição que fazem a diferença. A plataforma Vigo Video (http://bit.ly/pr_vigovideo), exclusiva para vídeos curtos, ensina técnicas presentes no app para produzir e editar postagens de sucesso.

LEIA MAIS:
Facebook exigirá autorização especial para páginas de grande audiência

Rede social de carreira conecta candidatos a empresas sustentáveis
 

Cuidado com o efeito matraca

O primeiro passo se inicia antes mesmo do conteúdo ser filmado: no planejamento. É importante pensar duas vezes antes de começar a gravar, ter o tema definido e as principais informações a serem compartilhadas na ponta da língua. Falar demais nem sempre é uma boa solução e pode causar dispersão. Os quinze segundos disponíveis no aplicativo podem parecer pouco, mas são ideais para a conclusão de um pensamento e retomada de fôlego. Se esse tempo de gravação não for o suficiente para concluir o assunto, a melhor opção é fazer um segundo post, a fim de manter uma cadência compreensível e evitar o atropelamento das palavras.

Organização e composição

Ponto-chave para a dinâmica de filmagem é ter à mão todos os objetos que serão mostrados no take. No caso de um tutorial de maquiagem, por exemplo, ter os pincéis, demaquilantes e as infinitas paletas que serão exibidos ao alcance é primordial. O Vigo permite focar a imagem nos produtos retratados e ressaltá-los com stickers, o que é ideal para ter a devida atenção. Caso haja ruídos ou interferências externas que demandem a interrupção do vídeo, a função pause mantém o conteúdo, enquanto o temporizador pode ajudar na disposição correta do personagem.

LEIA TAMBÉM: Vigo Vídeo lança ferramentas temáticas e campeonato com famosos

O “quanto mais, melhor” não se aplica

Beleza, efeitos e filtros são alguns dos diversos recursos disponíveis na plataforma para incrementar e potencializar as gravações. A tentação de inserir todos esses artifícios é grande, mas essa pode ser uma estrada de duas mãos, e ao invés de ser um atrativo, pode desviar a atenção do público e destoar do assunto tratado. Para que essas ferramentas trabalhem a favor do conteúdo produzido, elas devem condizer e complementar a temática reproduzida. Se o vídeo for de suspense, por exemplo, inserir os efeitos 1970 e vibração é uma boa pedida. Agarrar-se a um cenário clean é o básico para o êxito, os stickers são suficientes para mudar a aparência das pessoas, e nem sempre é necessário sobrepor efeitos em cima de outros.

Balada ou consultório médico

Músicas pop, sertanejo, gospel, as TOP 100 mais tocadas no mundo, sons de memes e animes são algumas das opções acessíveis no aplicativo. Escolher entre a favorita do usuário ou a que está em alta nas paradas mundiais é arbitrário, mas, assim como os efeitos, as canções devem fazer sentido com o conteúdo do vídeo. Caso o perfil seja de um humorista, não há problema em abusar nos memes ou em melodias engraçadas, entretanto, se o user quiser um teor mais sério, inserir um som ambiente pode trazer melhores resultados. O importante para todos os casos é regular o volume dos áudios, para que o essencial sobressaia.

Rede social é a nova alma do negócio

É imprescindível para um negócio estar inserido nas redes sociais. Segundo dados da Video Brewery, empresa de produção de mídia, 90% das pessoas no mundo assistem vídeos de produtos e serviços antes da compra e 85% dos compradores online sentem mais segurança ao ver um conteúdo audiovisual sobre o item pesquisado. No Vigo é possível apresentar empreendimentos usando todas as dicas já citadas acima e ainda manipular as cores da postagem, o que traz uma significação inerente à mensagem. Para divulgar um personal trainer, por exemplo, uma boa ideia é publicar semanalmente a evolução dos alunos usando tons quentes, como amarelo e vermelho, para gerar um sentimento de importância e urgência sobre o material retratado. Já para um professor de inglês, filmar seu ambiente de trabalho e editá-lo num tom azul ajuda a transmitir tranquilidade e segurança. Seja qual for a situação, é importante o profissional não ter medo de se arriscar em um território novo e inovar.
 
O Vigo Video é gratuito e está disponível para download na Apple Store e no Google Play
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...