09/08/2019 às 10h15min - Atualizada em 11/08/2019 às 00h00min

Diretor do El Corte Inglés ressalta como a experiência no varejo pode aumentar sua competitividade durante o LATAM Retail Show

Javier Fernández Andrino abordará estratégias que o gigante varejista tem adotado para se adequar às transformações do segmento

DINO
http://www.lataretailshow.com.br

Javier Fernández Andrino, diretor Estratégico Internacional de Marketing e Luxo da El Corte Inglés, está confirmado como palestrante no LATAM Retail Show 2019, considerado o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina. O executivo de uma das redes de maior destaque do varejo no planeta abordará "Experiência no varejo: uma estratégia para aumentar a competitividade", no dia 29 de agosto.

El Corte Inglés é uma das líderes mundiais em lojas de departamentos e referência em distribuição espanhola. Fundado em 1940, o grupo possui mais de 90 mil funcionários. Em seu último balanço financeiro, a rede registrou lucro líquido do Grupo para 258,2 milhões de euros, 27,7% a mais que no ano passado, enquanto o Ebitda cresceu 2,2% para 1.075 milhões.

A melhora dos resultados ocorreu principalmente por dois fatores: venda de ativos não estratégicos e investimentos na ordem de 396 milhões de euros para manter o padrão de qualidade dos centros comerciais e a fortalecer o negócio digital. Nesse ponto, o grande destaque foi o forte empenho no omnichannel, permitindo fortalecer o relacionamento entre lojas físicas e ambiente on-line - o que gerou um aumento de 17,4% no número de pedidos e quase 20% no faturamento.

Em 2019, as ações nessas duas frentes permanecem. Em junho, o El Corte Inglés e o AliExpress ampliaram a sua aliança e fecharam acordo para que seis novas marcas do grupo espanhol - Easy Wear, Fórmula Joven, Green Coast, Free Style, Boomerang e Mountain Pro - sejam comercializadas através do operador de e-commerce chinês. Elas se juntam à Unit, que já desfrutava da parceria. Já a venda dos ativos não estratégicos continua. A última divisão de informática da companhia deve ser adquirida por um investidor em cifras que giram em torno de 400 milhões de euros.

As mudanças têm ocorrido também na esfera administrativa. Em julho deste ano, o Conselho de Administração do Grupo nomeou Marta Álvarez Guil como presidente. A intenção é avançar no compromisso com as melhores práticas de governança corporativa. O grupo de lojas de departamentos iniciou sua análise há um ano e concluiu o plano de reestruturação adotando uma nova estrutura de governança e executivos, que garante a estabilidade de longo prazo.

"O El Corte Inglés é uma empresa que se transformou em benchmarking global a partir da Espanha por suas estratégias de diversificação de canais, formatos, negócios, marcas e serviços. E que ao longo do tempo tem se reinventado e desenvolvido novas competências complementares àquelas demandadas por sua atuação no varejo. É um privilégio poder tê-los conosco no evento deste ano trazendo sua experiência e resultados, quando temos que repensar todos os negócios numa lógica compatível com a velocidade, amplitude e profundidade das transformações que temos vivenciado" explica Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

Considerado o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina, o LATAM Retail Show chega à sua 5ª edição com uma série de atrações e conteúdos inéditos, distribuídos em três dias de Congresso, além da Expo, que este ano será organizada pela NürnbergMesse Brasil. O evento acontece de 27 a 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com diversas atrações, como a Arena Mercado & Consumo, a competição Start Me UP, o prêmio de Inovação de Design no Varejo, o Mega Fórum e muito mais. Outro destaque desta edição será a Retail Real Estate Expo, maior feira dedicada a pontos comerciais, shopping centers e expansões varejistas da América Latina.

Para Marcelo Toledo, CEO da GS&MD, um dos objetivos era fazer com que o LATAM Retail Show entrasse para o calendário oficial de eventos de negócios do Brasil e América Latina e, obviamente, se consolidar cada vez mais dentro do segmento de varejo e consumo. "Hoje nós promovemos o principal fórum com debates de tendências e cases de mercado, mas também olhamos com atenção para os visitantes que têm a chance de frequentar a expo, encontrar suas inspirações e voltar para a casa com soluções que, de fato, podem mudar o seu negócio", explica o executivo.

O evento tem patrocínio da ACI UNIVERSAL PAYMENTS, BORNLOGIC, CREDSYSTEM, CONDUCTOR, DAISY INTELLIGENCE, DATAROBOT, ESTÚDIO JACARANDÁ, IBM, MERCI, OI, POSIGRAF, PROSEGUR, SALESFORCE, SENFF, SET INTEGRATIVE, STIBO SYSTEMS, QUOD, VTEX e ZURICH. GRUPO BOTICÁRIO, INNOVARE BRASIL, LEVITY, MR. CHENEY, NUTTY BAVARIAN, REI DO MATE, ROOTS TO GO e TRUE ESCAPE são os parceiros. Entre os mídia partners estão os portais ADMINISTRADORES.COM, E-COMMERCE BRASIL, LOGWEB, MERCADO & CONSUMO, MUNDO DO MARKETING , PANORAMA FARMACÊUTICO, PROMOVIEW e QUEMFORNECE.COM, as rádios BANDNEWS FM e ENERGIA 97, além do jornal FOLHA DE S.PAULO.

Confira a agenda completa no site www.latamretailshow.com.br.



Website: http://www.lataretailshow.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...