MENU

22/08/2019 às 11h19min - Atualizada em 22/08/2019 às 11h19min

Tecnologia de negócios: descubra o que é e qual o seu impacto

Entenda a definição dessa tecnologia, quando ela surgiu e como sua empresa pode se beneficiar

Maria Gabriela Ortiz
A tecnologia move o mundo. Essa é uma afirmação que até poderia ser revogada em algum momento da sociedade, mas não nos dias de hoje, em que novas soluções, produtos, serviços e técnicas surgem quase que diariamente.

Tudo isso resultou na tecnologia de negócios, elemento crucial que pode ser aplicado em companhias de todos os portes e segmentos e que, inevitavelmente, será (ou já é) a diferença entre seu crescimento ou ostracismo no mercado.

Vamos entender melhor o que é esse conceito, de onde surgiu e quão importante é para nossa sociedade, o que deixará claro porque sua empresa não apenas pode, mas precisa contar com ela para que cresça em um mercado cada vez mais competitivo.

O que é tecnologia de negócios? Quando ela começou?

Também chamado de business technology, é um conceito utilizado para descrever toda a tecnologia capaz de ajudar uma empresa a tocar suas atividades e processos operacionais, que se aplica desde um método produtivo até a logística dos produtos e serviços.

Hoje, quando pensamos em tecnologia, muitos itens e soluções vêm à mente, já que é algo intrínseco e indispensável na sociedade contemporânea, mas nem sempre foi assim. O que vemos como tecnológico hoje era inimaginável há décadas e séculos.

Tanto isso é verdade que pode-se dizer que o primeiro uso da tecnologia nos negócios tenha ocorrido com o arado para irrigação e agricultura, que ajudava os produtores a terem comida em excesso, a qual era usada para trocas, ou seja, relações comerciais.

Esse equipamento foi uma evolução tecnológica fundamental para a época, quando as pessoas tinham que caçar e plantar para sua alimentação, ou seja, estava totalmente alinhado com o que era necessário no momento.

O desenvolvimento começou a se aproximar do que estamos acostumados hoje no início do século XIX, ponto de partida para os avanços tecnológicos. Aqui, as pessoas começaram a fazer uso de inovações e ferramentas para seus negócios.

Além de agilizar os procedimentos, isso também deu uma chance de explorar novos caminhos para os negócios. As principais invenções da época foram equipamentos mecânicos, os quais tinham um impacto significativo na vida das pessoas.

A Revolução Industrial deixou claro para as pessoas como a tecnologia era fundamental para suas vidas e para a economia, com invenções como a eletricidade e os telefones, rapidamente incorporadas à sua realidade, sendo o último também usado para melhorar a comunicação entre empresas e clientes.

A introdução dos computadores e sua popularização realmente revolucionaram os negócios de uma vez por todas, o que é visto até os dias de hoje.

Posteriormente, foi introduzida a Tecnologia da Informação (TI), outro marco gigantesco de avanço da inteligência nos negócios. Vamos olhar para esse ponto com maior destaque, já que ela foi fundamental para o surgimento de várias outras soluções, produtos e serviços que temos hoje.

Como a Tecnologia da Informação mudou a sociedade?

Através do desenvolvimento de soluções inteligentes e adequadas ao que a sociedade precisava naquele momento. Paralelamente, ela foi (e é) tão importante quanto o arado utilizado há centenas de anos para suprir as necessidades das pessoas e do mundo moderno.

Não há dúvidas de que os computadores foram essenciais para as relações humanas, mas pode-se considerar um salto ainda mais significativo quando eles passaram a estar conectados a outros computadores através de redes locais (LAN, ou Local Area Networks), que começaram a se fortalecer na década de 1970.

Com isso, ao invés de usar o equipamento para digitalizar um documento que antes tinha que ser redigido em uma máquina de escrever, mas ter que imprimi-lo e entregar uma cópia física aos interessados, tornou-se possível distribuí-los digitalmente dentro das empresas.

Depois, surgiu o e-mail, que tornou o processo ainda mais digital e resultou em um aumento massivo na quantidade de dados criados, armazenados, transmitidos e consumidos. Agora, as pessoas estavam literalmente conectadas, ainda sem ocupar o mesmo local físico, algo surpreendente para a época.

Com pessoas conectadas, o volume de dados aumentou e também surgiram possibilidades de obter valor através deles, o que levou ao surgimento de novos serviços, como a mineração de dados.

A próxima fase da evolução veio com o desenvolvimento da World Wide Web (rede mundial de computadores), que passou a ser popularmente chamada de internet. Agora, além de digitalizar atividades dentro de empresas, era possível tornar digitais praticamente todos os processos do dia a dia.

Muitos serviços surgiram posteriormente a isso, como computação em nuvem, Big Data e a Internet das Coisas (IoT), passando pelo desenvolvimento e popularização dos computadores, notebooks e smartphones, que resultaram em uma sociedade inteiramente conectada.

Logo, desde o arado até a invenção de máquinas mecânicas e o desenvolvimento dos computadores é que podemos ter acesso ao que existe hoje, bem como ao que ainda será criado e popularizado no futuro, cada um com sua participação na mudança na forma com que as pessoas e empresas se relacionam.

Como aplicar a tecnologia de negócios em sua empresa?

Este é um conceito amplo, ou seja, é difícil defini-lo com apenas alguns termos ou soluções, mas é certo que existem caminhos a percorrer e comportamentos a adotar para extrair o que há de melhor da business technology, como os seguintes:

Esteja aberto a inovações. É difícil lidar com elas, principalmente em seus estágios iniciais, mas é fundamental que qualquer empresa tenha o desejo de contar com o que surge de novo. Caso contrário, ela pode ficar para trás e perder posições importantes no mercado.

Prepare-se para, se necessário, abandonar o que dá certo hoje. Outro ponto difícil, mas fundamental. Quando o arado foi desenvolvido, os produtores não queriam abandoná-lo, mas ao comparar seu desempenho com o de tratores e máquinas agrícolas, a diferença é notável. Abrir mão de algumas coisas é fundamental para desfrutar o que há de melhor em outras.

Reserve uma parte de seu orçamento para a tecnologia. Ao prever que será necessário gastar com inovações tecnológicas, sua empresa não será pega de surpresa quando tiver que aplicar uma nova solução ou processo, além de esse ser um investimento com altíssimo potencial de retorno.

Vários passos já foram percorridos para chegar ao que temos hoje, e não há dúvidas de que a tecnologia ainda evoluirá muito daqui em diante, a ponto de proporcionar possibilidades que nem passam por nossa mente.

Com isso, o conselho que fica é o de estar aberto e preparado para a tecnologia de negócios. Afinal de contas, seja com a inteligência cibernética, a IoT ou mesmo outras soluções que ainda não conhecemos, é certo que as empresas terão muito a ganhar com isso.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...